Movimento ‘Por Amor à Advocacia’ repudia ataques a Ana Patrícia

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Política

28 de novembro de 2021 às 17h00

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Movimento ‘Por Amor à Advocacia’ repudia ataques a Ana Patrícia

Os advogados e advogadas integrantes do movimento “Por Amor à Advocacia”, repudiaram os recentes episódios de violência, política de gênero, machismo e misoginia praticados contra a advogada Ana Patrícia Dantas Leão, atual vice-presidente da OAB-BA e candidata de oposição nas eleições institucionais deste ano.

Na última quarta-feira (24), o atual presidente da Caixa de Assistência aos Advogados da Bahia (CAAB) e Conselheiro Federal eleito, Luiz Augusto Coutinho, se dirigiu até o comitê da candidata para proferir, pessoalmente, ataques contra a Vice-Presidente da OAB-BA. 

De acordo com o grupo, dando sequência aos ataques, na mesma data, o advogado Carlos Frederico Guerra Andrade, conhecido como Fred, utilizou sua conta no Instagram para veicular foto do comitê de Ana Patrícia atravessada por uma faca, sob a frase “not dead yet” (ainda não morreu), com trilha sonora de Beth Carvalho: “chegou a hora, vais me pagar, pode chorar”, da canção intitulada como “Vou Festejar”. Fred também é conhecido pela sociedade profissional com a presidente eleita Daniela Borges. 

"Outros ataques foram concretizados na manhã da quinta-feira (25), na porta da residência da advogada, através de carro de som com agressões de baixo calão, especificamente do nível: 'puta', 'vagabunda' e 'traidora', com repercussão em todo o bairro, acompanhado de um buquê de rosas e cartão escrito 'nunca será!'. Um dos indivíduos envolvidos no episódio exibia no peito a praguinha das candidatas situacionistas Daniela Borges e Christianne Gurgel. Os atos repugnantes perpetrados contra Ana Patrícia representam um ataque frontal à  toda a advocacia e alcançam todas as mulheres e instituições da sociedade que lutam pela eliminação da violência de gênero e pelo protagonismo de mulheres nos espaços públicos", diz a nota. 

Segundo o grupo, todas as ações foram orquestradas com o claro intuito de inibir a atuação de mulheres em posição de liderança na política institucional da OAB-BA e na tentativa de ofuscar a liderança de Ana Patrícia, "fato incontestável em toda a Bahia com a expressiva votação confiada à chapa 'OAB de Coração', capitaneada pela advogada em oposição a chapa da situação". 

Para os aliados, o momento é de dor e consternação, "mas também transformou-se em ocasião propícia para conclamar a união de esforços de toda a advocacia brasileira com o objetivo de exigir respeito por Ana Patrícia e por todas as mulheres advogadas, além de revelar aqueles que não querem negociar privilégios para mudar a dura realidade machista e de aversão às mulheres". 

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM