Ipac cede imóveis para Casa da Música, Samba de Roda e Festa D’Ajuda

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Bahia

30 de novembro de 2021 às 19h03

 | 

Foto: Ipac

Imagem de Ipac cede imóveis para Casa da Música, Samba de Roda e Festa D’Ajuda

A prefeitura de Cachoeira, em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico da Cultura da Bahia (Ipac), promoverá na próxima quinta-feira (2), um evento com o objetivo de celebrar assinaturas para autorização e cessão de uso de três imóveis de propriedade do órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), para implantação da ‘Casa da Música de Cachoeira’ e da ‘Casa do Samba de Roda de Dona Dalva’; além da instalação de um espaço dedicado à salvaguarda da Festa D’Ajuda. Os atos ocorrerão a partir das 14h, no Cine Theatro Cachoeirano, localizado na Praça Teixeira de Freitas.

Na ‘Casa da Música de Cachoeira’ haverá a instalação de um estúdio de música para gravação e ensaio, público e gratuito, com a finalidade de fomentar a produção musical e cultural na cidade, além de sediar exposições e utilizar o imóvel como base para produções e promoções de pequenos eventos.

Já a ‘Casa do Samba de Roda de Dona Dalva’ será o mais um importante centro de referência do Samba de Roda, já que contará com a ampliação das ações culturais já desenvolvidas pela associação. O Samba de Roda do Recôncavo da Bahia obteve o reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial pelo Ipac em 2020, inscrito no Livro de Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas.

Como mais uma ação de salvaguarda dos patrimônios baianos, a casa a ser cedida pelo Ipac para a Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda contribuirá para salvaguarda da tradição do bem, uma vez que passarão a utilizar um espaço mais adequado para suas ações e atividades de salvaguarda. A Festa D’Ajuda é uma manifestação cultural patrimonializada pelo Ipac desde 2011, por meio do Registro Especial de Eventos e Celebrações.

Na ocasião, também haverá a assinatura de documento de abertura de processo para a análise de Registro Especial do Licor Artesanal de Cachoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM