Chuva forte causa estragos em diversos pontos de Salvador; Confira balanço

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Salvador

30 de novembro de 2021 às 18h55

 | 

Foto: Reprodução

Imagem de Chuva forte causa estragos em diversos pontos de Salvador; Confira balanço

Uma forte chuva com direito a ventanias e trovões, surpreendeu os moradores de Salvador no início da tarde desta terça-feira (30). Apesar de passageira, durando aproximadamente 1h, ela causou grandes estragos na capital baiana como alagamentos, quedas de árvores, acidentes de trânsito e até vazamento em shopping center. A Codesal registrou 34 ocorrências durante o período.

Entre as ocorrências, quem andava pelo Shopping da Bahia, localizado na Av. ACM, pôde conferir um vazamento de teto, no terceiro piso, próximo à loja da Lacoste. No momento, a área foi interditada para consertar os danos e rapidamente a área foi liberada, sem feridos. Em nota, o estabelecimento comunicou que o motivo do incidente foi uma telha trincada.

O teto do Shopping Itaigara também foi danificado, mas também não há registro de feridos.  Segundo a assessoria, um vazamento danificou parte de uma estrutura de gesso no teto, porém o local foi isolado e as medidas foram tomadas para evitar problemas futuros.

No Hospital do Subúrbio, em Periperi, placas da estrutura do local se soltaram decorrente à ventania. O barulho assustou quem estava no local, o que causou uma correria, porém, não houve feridos. A área foi isolada e, segundo a assessoria, caíram 2 displays de acrílico da barreira de proteção que fica em uma das recepções do local, mas não havia risco para os presentes.

Houve ainda um capotamento de carro na Boca do Rio, por volta das 14h20, na Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao Parque dos Ventos. O veículo ficou apoiado na parte lateral, no meio da pista e segundo informações, foi derrubado por causa dos ventos.

Já Rio Vermelho, uma árvore de grande dimensão caiu na região do Largo de Santana e atingiu veículos que estavam estacionados no local. Outra ocorrência de queda de árvore aconteceu Brotas, na Alameda Bons Aires, que caiu em uma grande trama de fiação elétrica.

Os bairros que registraram o maior volume de água acumulada foram Caminho das Árvores, com 26,8 mm; Mirante de Periperi, com 25 mm; e Alto do Cabrito, com 24,4 mm.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, até às 18h desta terça-feira, 46 solicitações na cidade. São elas: orientação técnica (26); ameaça de desabamento (8); arvore ameaçando cair (5), ameaça de deslizamento (3); infiltração (2); avaliação de imóvel alagado (1); e deslizamento de terra (1). A maioria das notificações foi da região do Centro e de Brotas.

 

PREVISÃO

De acordo com o Climatempo, o tempo chuvoso deve permanecer até a próxima semana. No domingo (5) a previsão é de chuva passageira e na segunda é prevista pancada de chuva. Segundo a previsão, apenas a partir da terça-feira (7) não há evidências de chuvas.

Já Codesal aponta tempo ensolarado nos próximos dias, com chuva apenas a partir de sábado. “Como hoje teve uma trovoada, a previsão é que o sistema comece a enfraquecer, com a abertura de sol, mas algumas chuvas devem ocorrer, ainda, na parte norte da cidade. A tendência é que, a partir de sábado, a chuva retorne”, afirma o meteorologista Giuliano Carlos Nascimento.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a justificativa no tempo chuvoso é o fenômeno meteorológico conhecido como cavado, que é um sistema de baixa pressão que contribui para a formação de nuvem e chuva. A temperatura local também contribuiu com os acontecimentos, por elevarem a energia do sistema atmosférico, o que auxiliou na formação do sistema de baixa pressão. Esse tipo de fenômeno pode provocar a queda de granizo.

A previsão para quarta-feira (01) é céu claro a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM