Mãe Salvador auxilia acesso das gestantes ao pré-natal

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Salvador

06 de dezembro de 2021 às 18h06

 | 

Foto: Agência Brasil

Imagem de Mãe Salvador auxilia acesso das gestantes ao pré-natal

O programa Mãe Salvador tem como objetivo beneficiar as gestantes acompanhadas nas unidades básicas de saúde do município, facilitando o acesso das futuras mães às consultas, exames e até mesmo à maternidade, além dos cuidados nas primeiras semanas de vida do bebê. Para uma das ações, que é o oferecimento de transporte gratuito para a realização de consultas e exames, já estão cadastradas mais de 1 mil mulheres, que receberão o Cartão de Transporte Bilhete Identificado Salvador Card, com 30 passagens.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde da SMS, Abdon Brito, ressalta que o pré-natal é um dos grandes eixos de atuação da atenção primária. “Quando elas conseguem fazer consultas, exames, recebem orientações e são vinculadas à maternidade, faz com que os profissionais de saúde tracem a meta para que a mulher tenha um parto seguro”, pontua.

Ele relata ainda que foi observado que muitas gestantes na capital baiana possuem dificuldades com o deslocamento para atendimento médico. “Dessa forma, a oferta das passagens é uma garantia a ampliação da cobertura e redução das disparidades sociais. Então, além de oferecer os benefícios, o programa vai qualificar o acompanhamento na atenção primária, vinculando a mulher, realizando testagens rápidas e garantindo a assistência integral”, complementa Brito.

A meta do projeto é alcançar 70% das mulheres com sete ou mais consultas durante a gestação. Através do Programa Mãe Salvador, as mães cadastradas no Bolsa Família também receberão o benefício natalidade para subsidiar a compra do enxoval. A iniciativa é desenvolvida em conjunto entre as secretarias Municipais de Saúde (SMS), Mobilidade (Semob) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM