Salvador
Compartilhar

Bombeiros e órgãos da Prefeitura fazem planejamento de contingência no Centro Histórico

Por Redação LDNotícias no dia 22 de jun - 10h55 | Foto: Divulgação / GBM

Bombeiros e órgãos da Prefeitura fazem planejamento de contingência no Centro Histórico

Uma guarnição auto bomba tanque salvamento (abts) do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1ºGBM/Barroquinha) realizou em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Transalvador, vistorias no Centro Histórico e Taboão. A ação que teve a segunda etapa nesta segunda-feira (21) tem como objetivo a atualização do mapeamento de acessibilidade de viaturas operacionais e de hidrantes no Centro Histórico de Salvador e contribuir para o plano de contingência. 

Os bombeiros também realizaram testes nos hidrantes da região, além da verificação das condições para uso em ocorrências. No último dia 16 a análise aconteceu no Pelourinho. O Comando de Atividades Técnicas e Pesquisa (CATP) também está colaborando com o plano de contingência para a capital baiana.  

“É uma atividade importante para planejamento de atendimento de ocorrências na região, visto que é uma área distinta, com vias estreitas e com importância histórica. Além disso, verificar o funcionamento dos hidrantes garante que esse recurso possa ser empregado na emergência. As pessoas também devem estacionar os veículos adequadamente, garantindo que a viatura terá passagem nas vias principais. Além disso, não estacionar em frente a hidrantes”, observou o aspirante BM Rodolfo Barreto.

Para a coordenadora do Projeto Casarões, da Codesal, Rita Jane Moraes, as análises são essenciais para a atuação dos órgãos de emergência. “Fizemos vistoria na poligonal definida para o Plano de Contingência do Centro Histórico para definir as rotas de tráfego para os veículos de combate e socorro no caso de sinistros e desabamentos, bem como testamos todos os hidrantes georreferenciados”, concluiu. 

Relacionadas