Vereador debate sobre Economia do Mar e preservação ambiental na SECULT

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Política

30 de julho de 2021 às 19h22

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Vereador debate sobre Economia do Mar e preservação ambiental na SECULT

O vereador Augusto Vasconcelos, juntamente com o presidente da Redemar Brasil, William Freitas e Anne Cristina, da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), se reuniram com o Secretário de Turismo e Cultura de Salvador, Fábio Mota, nesta sexta-feira (30). Na reunião, foi abordada a necessidade de ter a sociedade civil participando do Comitê Náutico, instalado recentemente. 

Durante o debate, foram apresentadas as iniciativas da Redemar Brasil voltadas para a preservação do meio ambiente marítimo, projetos voltados para o avistamento de baleias e  programas de educação ambiental. O objetivo é aproveitar esta oportunidade de ter Salvador como uma das principais cidades do país a receber estes animais, sobretudo na baixa temporada, que tem um grande potencial turístico, científico e cultural.

Segundo o presidente da Redemar Brasil, William Freitas, “é necessário que essa discussão inclua toda Salvador, em razão do impacto que a cidade causa no desequilíbrio do ecossistema. As colônias de pesca, de marisqueiras e afins, que tenham relação com o mar, também precisam ser ouvidas para criar um equilíbrio, evitando conflitos futuros”, pontuou. 

Vale ressaltar que Salvador é a capital do país que tem a maior Costa, onde mais de 30% da economia é oriunda do mar e isso é refletido na cultura, na culinária, na geração de empregos, no entanto, é um potencial subutilizado que vem sendo danificado ao longo dos anos. 

“A quantidade de plásticos encontrada nas iniciativas de limpeza promovidas pela Redemar e outras organizações é absurda. Por isso, nessa reunião, tivemos o cuidado de falar com ênfase dessa questão ambiental. Foi uma reunião muito produtiva e o secretário se comprometeu em convidar a Redemar Brasil para poder acompanhar os desdobramentos do Comitê Náutico. O nosso mandato vai seguir atuando em defesa dessa pauta”, afirmou o vereador, Augusto Vasconcelos.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM